O olhar sobre esse direito da criança e obrigação do poder público para com a sociedade demonstra que o município está comprometido com o desenvolvimento e bem-estar da população.
O reconhecimento é resultado de uma atenção redobrada dentro da Câmara Municipal e que, agora, segue renovada dentro do plano de campanha eleitoral de Hudeylson Cairo Escobar Santana, o Dr Cabeça.
Foi graças ao trabalho do vereador e advogado, que concorre a mais um mandato legislativo, que o município de Bandeirantes teve a manutenção de professores plenamente capacitados para a educação especial.
A luta do vereador Dr Cabeça foi decisiva para que o setor da educação do município descartasse, de vez, uma proposta que desejava utilizar apenas estagiários em lugar de professores. A pronta atuação e defesa permanente do vereador pela qualidade do ensino e socialização dos alunos especiais que o município manteve os professores com essa qualificação.
A educação especial ou educação inclusiva corresponde ao ensino voltado para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
O atendimento para cada aluno é exclusivo e específico, variando de acordo com suas condições.
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados no sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. Isso possibilita que esses estudantes alcancem o máximo no desenvolvimento de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas necessidades de aprendizagem.
Assim, o objetivo da educação especial é adaptar o sistema educativo, de modo a dar condições de acesso ao ensino para pessoas com deficiência, seja em escolas regulares ou escolas especiais